top of page
01.jpg

TEXTOS - NOVIDADES

Textos - Novidades: Portfólio

POR QUE SER ATOR? POR QUE FAZER TEATRO?

Por que ser Ator? Por que fazer Teatro?

Em tempos de intolerância, num tempo onde as pessoas perderam a capacidade de dialogar e de resolver seus conflitos de forma harmoniosa e reflexiva, ainda mais em tempos onde a Arte, a Cultura e a Educação sofrem ataques devastadores e tem sua importância diminuída por alguns setores da organização pública e privada . Em dias que a Arte parece algo supérfluo e desnecessário para boa parte da população, onde a sensibilidade e o tempo de qualidade tornam-se cada vez mais raros. 
Cabe a todos e todas que persistem em exercer a profissão de Ator ou Atriz se perguntar.

Por que ser Ator ou Atriz?

Pois bem, me pergunto isso sempre e é esta pergunta que me faz seguir exercendo a profissão de Ator com todo ímpeto que me cabe.
Primeiramente, sou Ator pois no Teatro é onde me realizo por inteiro, meu ofício me preenche e me faz feliz. Num sistema e numa sociedade que te educa pra ser uma pessoa frustrada, onde a maioria das pessoas exerce uma profissão na qual ela não é feliz e realizada. Tomar a decisão de exercer a profissão que te faz completo é um ato político, um ato de coragem. 
Então, o primeiro motivo pelo qual sou Ator é porque esta profissão me realiza e me faz feliz. E e esta felicidade e positividade que transmito para as pessoas ao meu redor.

Um outro motivo é a função social que a Arte e o Teatro exercem dentro da sociedade,
O bom Teatro, estimula o pensamento e a reflexão, nos alimenta de perguntas e emoções que contribuem de forma significativa para que possamos nos qualificar enquanto seres humanos. No Teatro vejo o ser humano tratando das questões humanas, compartilhando e refletindo estas questões com seus pares. E esta é nossa função vital, entender e aperfeiçoar nossa organização em sociedade e a condição humana perante o mundo. 
Ser Ator é acima de tudo ser um investigador da alma humana e dos conflitos sociais do mundo que nos cerca. É ser um observador do comportamento humano, dos anseios e vontades dos homens do nosso tempo, saber que servirá de filtro para que uma sociedade se reconheça. E, acima de tudo, contribuir para a constante evolução em que vive o ser humano.
O ator e seu Teatro devem ser um instrumento, um veículo pelo qual a sociedade é vista, revista e reinventada.
Eu acredito no Teatro como ferramenta de transformação social. Como um fator agregador em nossas questões culturais, nossas questões de saúde, segurança e educação. Eu acredito no Teatro e no trabalho do Ator como um instrumento da composição de um mundo mais justo, mais digno e com igualdade de oportunidades. Eu acredito no Teatro e no trabalho do Ator na construção de um mundo melhor para todos e todas.

"Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” – Confúcio

Foto: Ricardo Silveira

bottom of page